Novo reforço do Bahia, Santiago Mingo possui números expressivos na carreira
- 16/01/2025
Santiago Mingo é do Bahia!
Na tarde desta quinta-feira (16), o Bahia anunciou a contratação do zagueiro Santiago Mingo, ex-Defensa y Justicia. O atleta argentino de 23 anos chega a pedido do técnico Rogério Ceni, que teve problemas no setor defensivo da equipe baiana em 2024. A diretoria do Esquadrão de Aço embolsou uma quantia de 4,5 milhões de dólares (R$ 27,4 milhões aproximadamente), com contrato atéo fim de 2029.
Mesmo ainda jovem, Santi Mingo possui uma experiência bem ampla no futebol, inclusive na Europa, com passagens pelo Barcelona B e OH Leuven. Além disso, o defensor é revelado pelo Boca Juniors, onde surgiu com muita expectativa na base, mas não fez um jogo sequer pelo profissional Xeneize. Mas foi no Defensa y Justicia no qual o zagueiro se firmou, conseguindo maior sequência.
Números de Santiago Mingo na carreira e no Defensa y Justicia
Ao todo, Santi disputou 124 partidas em sua carreira, mas com nenhum título conquistado até então. Porém, o que chama atenção do atleta é o fator disciplinar, tendo tomado apenas 20 cartões amarelos e somente um cartão vermelho nesse período. Ademais, foram oito gols marcados e uma assistência.
Dessa forma, foi no Defensa y Justicia onde o jogador melhor potencializou seu talento, refletindo isso nos números. Segundo dados do Sofascore, o zagueiro somou 70 desarmes, 511 ações defensivas e sofreu 16 dribles, em 70 jogos disputados pela equipe argentina. Vale ressaltar que a passagem do atleta durou duas temporadas no El Halcón.
É importante salientar que, apesar de Mingo ter passado pelo Barcelona, ele nunca chegou a atuar pelo time principal da equipe da Catalunha. O jogador chegou a realizar alguns treinos com Lionel Messi, mas todos os seus jogos pelo Barça foram pelo Time B, sendo 36 aparições no total e um gol marcado.
Santiago Mingo comemorando após marcar gol. Foto: Defensa y JusticaQuais são as principais características de Santiago Mingo?
Por ser canhoto, Santiago costuma atuar principalmente pelo lado esquerdo da defesa, aproveitando seu pé dominante. É um zagueiro mais voltado para a recuperação de bolas, com foco em uma postura mais posicional, sem tanta ênfase no combate direto e na pressão. Sua principal característica é estar sempre atento às coberturas nas costas do lateral.
Fisicamente, apresenta ótima impulsão e habilidade para se destacar nos duelos. Embora não seja muito alto, compensa a falta de alguns centímetros com sua excelente capacidade de salto. Possui também uma boa capacidade de condução na saída de bola, dando sequência com passes precisos.
Em suma, com a chegada de Mingo, o Bahia soma seis reforços nesta primeira janela. Até o momento, o clube acertou as contratações do volante Erick (ex-Atlhetico), dos meias Rodrigo Nestor e Michel Araújo (ex-São Paulo), além dos atacantes Erick Pulga e Willian José (ex-Spartak Moscou).